Revisando a integração latino-americana: da CEPAL a UNASUL

Autores

  • Jacqueline A. H Haffner Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Adriano Pires de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.75235

Palavras-chave:

Integração, América do Sul, Energia

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um apanhado geral das tentativas de integração sob a ótica da complementação e do aproveitamento dos recursos energéticos disponíveis na América do Sul a partir das contribuições da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) sobre desenvolvimento. Deste modo, esta pesquisa considera que as proposições de aproximação pelo viés energético desenvolvidas, inicialmente, pela Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) e pela Associação Latino-Americana de Desenvolvimento e Integração (ALADI) como sendo os elementos basilares do processo que levou a constituição do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e que, posteriormente, permitiram o lançamento da iniciativa da Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Neste sentido, este trabalho considera que as assinaturas da Declaração do Iguaçu, em 30 de novembro de 1985, e do Tratado de Assunção, em 26 de março de 1991, foram instrumentos de suma importância para embalar o movimento que motivou a formação da Comunidade Sul-Americana de Nações (CASA) e que culminou com a criação da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), pois evidenciou o reconhecimento de que a vertente regional passou a ocupar um espaço de grande relevância na agenda política dos governos do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline A. H Haffner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais, do programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) e do Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre o BRICS (NEBRICS-UFRGS).

Adriano Pires de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Professor do Curso de Relações Internacionais e orientador de Iniciação Científica sobre a formulação da política energética brasileira no período de 1995 a 2010 na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre o BRICS (NEBRICS-UFRGS).

Downloads

Publicado

2018-08-17

Como Citar

Haffner, J. A. H., & de Almeida, A. P. (2018). Revisando a integração latino-americana: da CEPAL a UNASUL. Conjuntura Austral, 9(46), 67–82. https://doi.org/10.22456/2178-8839.75235

Edição

Seção

ARTIGOS