A relação entre as forças de autodefesa japonesas e a ASEAN

Autores

  • Aline Chianca Dantas Universidade Estadual da Paraíba
  • Alexandre César Cunha Leite Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22456/2178-8839.47500

Palavras-chave:

ASEAN, Forças de Autodefesa Japonesas, Segurança Nacional Japonesa

Resumo

Este estudo objetiva discutir a relação entre a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e a atuação das Forças de Autodefesa japonesas (FAD). Assim, por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, reflete-se sobre as dimensões e a intensidade dessa interação, verificando se há um processo de trocas mútuas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Chianca Dantas, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba, Graduada em Direito (UFPB) e em Relações Internacionais (UEPB). Professora da Graduação em Relações Internacionais da UEPB. Advogada. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Ásia-Pacífico (GEPAP/UEPB/CNPQ).

Alexandre César Cunha Leite, Universidade Estadual da Paraíba

Economista, Mestre em Economia Política (PUC/SP), Pós-Graduado em Relações Internacionais (PUCMINAS) e Doutor em Ciências Sociais/Relações Internacionais (PUC/SP). Professor Adjunto da Universidade Estadual da Paraíba. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ásia-Pacífico (GEPAP/UEPB/CNPq) e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Potências Médias (GPPM/PUCMINAS/CNPq).

Downloads

Publicado

2014-07-02

Como Citar

Dantas, A. C., & Leite, A. C. C. (2014). A relação entre as forças de autodefesa japonesas e a ASEAN. Conjuntura Austral, 5(24), 96–110. https://doi.org/10.22456/2178-8839.47500

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)