FATORES EXPLICATIVOS DO NÍVEL DE SUSTENTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES HOSPITALARES BRASILEIRAS ACREDITADAS

Autores

  • Redvania Vieira Xavier Unisinos / UFAM
  • Fernando Maciel Ramos Unisinos / Universidade do Contestado
  • Leticia Medeiros da Silva UFRGS
  • Taciana Rodrigues de Souza Unisinos
  • Clari Schuh Unisinos / UNISC

Palavras-chave:

Gestão de riscos corporativos, Sustentabilidade, Triple Botton Line, Hospitais acreditados

Resumo

O objetivo deste estudo consistiu em analisar os fatores explicativos do nível de sustentabilidade das instituições hospitalares brasileiras acreditadas, com base no conceito do Triple Botton Line (TBL). Desta forma, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, documental e quantitativa. A amostra foi composta por 30 hospitais brasileiros acreditados nacionalmente e internacionalmente. Por meio de três checklists, com base nos indicadores do ISE e análise dos relatórios de sustentabilidade e de atividade, os resultados apontaram que 56,7% dos hospitais acreditados são sustentáveis economicamente, a maioria não são efetivamente sustentáveis na dimensão social e 66,7% são sustentáveis na dimensão ambiental. Conclui-se que os hospitais acreditados investigados não são sustentáveis nas três dimensões do TBL e, ainda, que o porte e o tempo de constituição da empresa são fatores que auxiliam na compreensão do nível de sustentabilidade das entidades analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Redvania Vieira Xavier, Unisinos / UFAM

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora Adjunta do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Fernando Maciel Ramos, Unisinos / Universidade do Contestado

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Ciências Contábeis Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor de Administração e Ciências Contábeis da Fundação Universidade do Contestado.

Leticia Medeiros da Silva, UFRGS

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Taciana Rodrigues de Souza, Unisinos

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Ciências Contábeis Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Clari Schuh, Unisinos / UNISC

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).  Professor Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Downloads

Publicado

2019-07-11

Como Citar

XAVIER, R. V.; RAMOS, F. M.; SILVA, L. M. da; SOUZA, T. R. de; SCHUH, C. FATORES EXPLICATIVOS DO NÍVEL DE SUSTENTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES HOSPITALARES BRASILEIRAS ACREDITADAS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 18, n. 39, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/93779. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos