EVOLUÇÃO DA RIQUEZA SETORIAL GERADA PELAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA E DISTRIBUÍDA AO GOVERNO VERSUS HISTÓRICO DAS RECEITAS AUFERIDAS DURANTE OS MANDATOS PRESIDENCIAIS DE LULA (2007-2010) E DILMA (2011-2014)

Autores

  • Sirlene Koprowski Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Lara Fabiana Dallabona Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Ana Rita Venzon Fernandes Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Fernando Scheeffer Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Palavras-chave:

Demonstração do Valor Adicionado, BM&FBovespa, Lula, Dilma, Impostos

Resumo

O estudo teve por objetivo analisar se a evolução da riqueza setorial gerada pelas empresas listadas na BM&FBovespa e distribuída ao governo, acompanha o histórico das receitas auferidas durante os mandatos presidenciais de Lula (2007-2010) e Dilma (2011-2014). Para alcançar tal propósito, utilizou-se a pesquisa descritiva, documental e quantitativa envolvendo uma amostra de 169 empresas analisadas, agrupadas em nove segmentos econômicos. Os resultados demonstraram quanto ao valor distribuído ao governo e a comparação com as receitas auferidas, que no governo Lula, somente dois segmentos apresentaram, em maior parte, relação entre as evoluções das distribuições de valor adicionado e as receitas, enquanto os outros sete setores na maioria dos exercícios demonstraram discrepância entre estas evoluções. Já no mandato de Dilma, também dois setores apenas, demonstraram relação entre o valor distribuído e as receitas e nota-se neste período, maior ocorrência de percentuais de evolução negativos nestes dois itens. O estudo pretende contribuir com o meio acadêmico, com pesquisas que utilizam a DVA, principalmente a sua vertente de distribuição de riqueza, em empresas listadas na BM&FBovespa, possibilitando uma análise dos dados a partir de mandatos presidenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirlene Koprowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Mestranda em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Lara Fabiana Dallabona, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora efetiva na Universidade do Estado de Santa Catarina Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela FURB Mestre em Ciências Contábeis pela FURB

Ana Rita Venzon Fernandes, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Fernando Scheeffer, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Sociologia Política (UFSC)

Mestre em Gestão de Políticas Públicas (UNIVALI) 

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

 

Downloads

Publicado

2020-02-21

Como Citar

KOPROWSKI, S.; DALLABONA, L. F.; FERNANDES, A. R. V.; SCHEEFFER, F. EVOLUÇÃO DA RIQUEZA SETORIAL GERADA PELAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA E DISTRIBUÍDA AO GOVERNO VERSUS HISTÓRICO DAS RECEITAS AUFERIDAS DURANTE OS MANDATOS PRESIDENCIAIS DE LULA (2007-2010) E DILMA (2011-2014). ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 20, n. 44, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/90108. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos