NÍVEL E DETERMINANTES DE EVIDENCIAÇÃO DE RISCOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Autores

  • Edgar Pamplona Universidade Regional de Blumenau - FURB.
  • Clóvis Fiirst
  • Samuel Haag
  • Márcia Zanievicz da Silva Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Palavras-chave:

Nível de evidenciação de riscos. Determinantes de evidenciação de riscos. Setor de energia elétrica.

Resumo

O estudo objetiva identificar o nível e os determinantes de evidenciação de riscos em empresas brasileiras do setor de Energia Elétrica listadas na BM&FBovespa, com base nos relatórios de referência divulgados pelas organizações relativos ao ano de 2014. Para tanto, procedeu-se pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa pelo uso da técnica de análise de conteúdo e quantitativa com aplicação de estatísticas descritiva e regressão. A amostra do estudo compreende 33 empresas brasileiras que operam especificamente no setor North American Industrial Classification (NAICS) de Geração, transmissão e distribuição de Energia Elétrica. Os achados apontam que as empresas, no geral, divulgam riscos atrelados as oito categorias identificadas na literatura, sendo que, os riscos estratégicos correspondem a quase metade do total de itens de riscos divulgados, indicando ser o principal tipo de risco inerente ao setor. Ademais, na análise comparativa das empresas, nota-se que há diferenças significativas no nível de evidenciação, pois os extremos são de 45 itens de riscos divulgados (empresa com maior evidenciação) contra 6 itens de riscos divulgados (empresa com menor evidenciação). Constatou-se também que quanto maior o endividamento das empresas analisadas, maior é o nível de divulgação das informações de riscos, sendo portanto esta variável um determinante do grau de evidenciação, corroborando com a teoria da divulgação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Pamplona, Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Clóvis Fiirst

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).

Samuel Haag

Especialista em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB).

Márcia Zanievicz da Silva, Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Doutora em Ciências Contábeis e Administração pelo PPGCC/FURB. Professora do PPGCC da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Downloads

Publicado

2020-05-22

Como Citar

PAMPLONA, E.; FIIRST, C.; HAAG, S.; SILVA, M. Z. da. NÍVEL E DETERMINANTES DE EVIDENCIAÇÃO DE RISCOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA LISTADAS NA BM&FBOVESPA. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 20, n. 45, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/79167. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos