ADOÇÃO DO PADRÃO CONTÁBIL INTERNACIONAL: ANÁLISE LONGITUDINAL DA SITUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA ELETROBRAS

Autores

  • Daniela Alves de Morais UFRGS
  • Romina Batista de Lucena de Souza UFRGS
  • Maria Ivanice Vendruscolo UFRGS

Palavras-chave:

Análise de demonstrações. Indicadores econômico-financeiros. Setor Elétrico.

Resumo

A contabilidade do setor elétrico brasileiro sofreu modificações ao longo do tempo, principalmente, pela publicação do Manual de Contabilidade do Setor Elétrico (MCSE) com instruções regulatórias para o setor em 2001 e pela adoção do padrão contábil internacional em 2010. O objetivo deste estudo é analisar as alterações contábeis e regulamentares no setor elétrico pela evolução da situação econômico-financeira nas demonstrações da Eletrobras, entre os anos de 1998 e 2015. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, descritiva nos objetivos e documental nos procedimentos. O estudo buscou entender as alterações na contabilidade do setor e as principais diferenças entre a contabilidade societária e a regulatória e descrever a evolução da situação financeira da Eletrobras em relação às mudanças na contabilidade da área. A amostragem foi não probabilística por acessibilidade (ou conveniência) às informações. A escolha da empresa se deu pelo fato de esta ser a maior empresa brasileira na área elétrica. Verificou-se que os demonstrativos sofreram reclassificações para atender mudanças nas normas societárias. A análise de indicadores revelou aumento no endividamento e diminuição na liquidez. Os retornos sobre o patrimônio líquido e ativos sofreram redução no fim do período, principalmente devido à redução no Resultado Líquido e no Operacional. Concluiu-se que as alterações na contabilidade do setor elétrico não foram significativas nos indicadores. Nos últimos quatro anos a empresa mostrou tendência à instabilidade financeira. As diferenças da contabilidade regulatória para a societária podem ter afetado alguns indicadores, a exemplo do Arrendamento Mercantil. Estudos futuros poderiam comparar analiticamente as duas contabilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Alves de Morais, UFRGS

Graduada em Ciências Contábeis pela UFRGS

Romina Batista de Lucena de Souza, UFRGS

Maria Ivanice Vendruscolo, UFRGS

Professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da UFRGS

Professora do Programa de Pós Graduação em Contabilidade e Controladoria da UFRGS

Downloads

Publicado

2020-02-21

Como Citar

MORAIS, D. A. de; SOUZA, R. B. de L. de; VENDRUSCOLO, M. I. ADOÇÃO DO PADRÃO CONTÁBIL INTERNACIONAL: ANÁLISE LONGITUDINAL DA SITUAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA ELETROBRAS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 20, n. 44, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/72864. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos