EVIDENCIAÇÃO DE CAPITAL INTELECTUAL DE COMPANHIAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Autores

  • Marineiva Melo Manganeli Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • João Eduardo Tinoco Prudêncio
  • Ernani Ott

Palavras-chave:

Evidenciação, Capital intelectual, Mapas fatoriais

Resumo

Pela capacidade que contempla de agregar valor às organizações quando associado aos bens tangíveis e ao recurso do conhecimento, o Capital Intelectual tem ocupado papel de protagonismo neste contexto. Nessa perspectiva, este estudo tenciona analisar o conteúdo da evidenciação de informações voluntárias sobre capital intelectual publicadas em relatórios da administração de companhias listadas nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa da BM&FBOVESPA e de empresas do Mercado Tradicional, correspondentes aos anos de 2006, 2009 e 2012. Para tanto, examinaram-se categorias - a saber, capital humano, capital estrutural organizativo, capital estrutural tecnológico, capital relacional do negócio, capital relacional social - e suas respectivas subcategorias, adotando-se a classificação preconizada por Macagnan (2007). A análise foi desenvolvida por meio da técnica de análise de conteúdo, elaborando-se mapas fatoriais com base na frequência de sentenças identificadas nas categorias e subcategorias. Os dados obtidos revelaram maior quantidade evidenciada nos relatórios das companhias do segmento de listagem Novo Mercado, seguindo-se do Nível 1, do Mercado Tradicional e do Nível 2. Embora as companhias do Mercado Tradicional não estejam sujeitas a regras mais rígidas de transparência, demonstraram mais que as companhias do Nível 2. As categorias que apresentaram maior frequência de sentenças divulgadas foram capital relacional do negócio e capital humano, e as subcategorias com maior quantidade de sentenças evidenciadas abrangeram a linha estratégica básica e a abertura de novos mercados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marineiva Melo Manganeli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Ciências Contábeis, Especialista em Controladoria e Graduada em Ciências Contábeis, formação na Univesidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS.

Downloads

Publicado

2017-03-15

Como Citar

MANGANELI, M. M.; PRUDÊNCIO, J. E. T.; OTT, E. EVIDENCIAÇÃO DE CAPITAL INTELECTUAL DE COMPANHIAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 16, n. 34, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/59174. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos