ANÁLISE DA CRISE DE 2012 NO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DAS INDÚSTRIAS DE ENERGIA ELÉTRICA LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Autores

  • Polyandra Zampiere Pessoa da Silva Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN

Palavras-chave:

Crise de 2012, Desempenho econômico-financeiro, Indústrias de energia elétrica

Resumo

O estudo objetivou analisar o impacto da crise de 2012 no desempenho econômico-financeiro das indústrias de energia elétrica listadas na BM&FBovespa. Para isto, realizou-se um estudo descritivo, com abordagem quantitativa nas 40 indústrias do setor de energia elétrica listadas na BM&FBovespa. As análises foram realizadas a partir dos indicadores econômico-financeiros de liquidez, rentabilidade, endividamento e atividade. Os dados para o estudo foram coletados do banco de dados do Economatica® no período de 2009 a 2013, enquanto que a tabulação dos dados e elaboração de gráficos e tabelas foi realizada no Microsoft Office Excel 2007, por meio da média dos indicadores para cada ano. Assim, os resultados demonstraram que a crise de 2012 do setor de energia elétrica provocou variações negativas nos indicadores de endividamento e rentabilidade, enquanto que os indicadores de liquidez e atividades apresentaram variações positivas, que podem ser justificadas pelas indenizações pagas pelo Governo Federal pela renovação das concessões. Desse modo, pode-se inferir que os indicadores econômico-financeiros das indústrias do setor de energia elétrica apresentaram variações relevantes no período da crise deste setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-18

Como Citar

SILVA, P. Z. P. da. ANÁLISE DA CRISE DE 2012 NO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO DAS INDÚSTRIAS DE ENERGIA ELÉTRICA LISTADAS NA BM&FBOVESPA. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 15, n. 31, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/55730. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos