MERCADO DE TRABALHO NA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS CONCLUINTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Larissa Degenhart, Salete Turra, Vania Tanira Biavatti

Resumo


Este estudo objetivou identificar a percepção dos acadêmicos concluintes do curso de Ciências Contábeis a respeito da formação e atuação do profissional contábil no mercado de trabalho. Realizou-se uma pesquisa descritiva, de levantamento e com abordagem quantitativa. A população da presente pesquisa é composta de acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de três Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Santa Catarina que se encontram na fase de conclusão do curso, totalizando 125 alunos. A amostra compreendeu 93 acadêmicos que responderam devidamente o questionário. Para a análise dos dados e posterior apresentação dos resultados, realizou-se estatística descritiva com a aplicação de frequência absoluta e frequência relativa. Os resultados evidenciaram que o curso de Ciências Contábeis (formação universitária) facilita o ingresso no mercado de trabalho. Os resultados do estudo indicaram ainda que os acadêmicos apresentaram-se cientes frente às exigências do mercado de trabalho, bem como habilidades e competências de que necessitam durante a sua formação para estarem preparados para ingressar no mercado de trabalho. Contudo, apesar de que durante o curso houve a inexistência da conciliação da teoria com a prática na percepção dos acadêmicos, estes não apresentaram dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.


Palavras-chave


Ciências Contábeis; Ensino superior; Mercado de trabalho

Texto completo:

PDF


 
 
.........................................................................................................................................................................................................................

Indexadores

  PROPESQ   PROPESQ    PROPESQ 

  PROPESQ  PROPESQ     PROPESQ

Spell  

 
.........................................................................................................................................................................................................................

ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

         UFRGS