AVALIAÇÃO DO EFEITO SUNK COST NO PROCESSO DECISÓRIO EM DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DO PROSPECTO

Autores

  • Juliane Andressa Pavão Universidade Estadual de Maringá
  • Letícia Matiolli Grejo Universidade Estadual de Maringá
  • Romildo de Oliveira Moraes Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Processo decisório, Efeito Sunk Cost, Teoria do prospecto

Resumo

O custo perdido pode influenciar na tomada de decisão, ou seja, indivíduos que sofrem o efeito sunk cost escolhem determinada alternativa com base no valor investido, sendo ideal escolher o que mais agrada já que o valor perdido não poderá ser recuperado. Desse modo, esta pesquisa tem por finalidade verificar como os discentes de graduação de Ciências Contábeis são influenciados pelo efeito sunk cost por meio de cenários de decisões pessoais seguindo os pressupostos da Teoria do Prospecto. Por meio de uma pesquisa descritiva e de levantamento com abordagem quantitativa, foram aplicados questionários aos estudantes de primeiro e último ano do curso de Ciências Contábeis, sendo alunos de universidade privada e pública em um município do Estado do Paraná. Dentre os achados, observa-se que o valor que será perdido com a escolha das alternativas não é considerado na tomada de decisão, o que significa, de modo geral, que os discentes de graduação em Ciências Contábeis não são influenciados pelo efeito sunk cost e pode-se afirmar que os indivíduos que conhecem o efeito sunk cost são mais impactos pelo custo perdido em relação aqueles que não conhecem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Andressa Pavão, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá. 

Letícia Matiolli Grejo, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá.

Romildo de Oliveira Moraes, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá.Endereço: Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Ciências Contábeis – Avenida Colombo, 5.790, Bloco C23, Jardim Universitário, Maringá-PR, CEP 87.020-900.

Downloads

Publicado

2016-03-18

Como Citar

PAVÃO, J. A.; GREJO, L. M.; MORAES, R. de O. AVALIAÇÃO DO EFEITO SUNK COST NO PROCESSO DECISÓRIO EM DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DO PROSPECTO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 15, n. 31, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/52453. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos