PRODUÇÃO CIENTÍFICA QUE RELACIONA TEORIA INSTITUCIONAL COM CONTABILIDADE GERENCIAL: ESTUDOS EM PERIÓDICOS E CONGRESSOS NACIONAIS

Autores

  • Vanessa Ramos da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Graciela Dias Coelho Jones Universidade Federal de Uberlândia (UFU)/Mackenzie

Palavras-chave:

Teoria institucional, Contabilidade gerencial, Análise bibliométrica

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de analisar a produção científica brasileira, de 2009 a 2012, que relacione a Contabilidade Gerencial com a Teoria Institucional em congressos científicos e periódicos nacionais. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quali-quanti, realizado por meio da análise de conteúdo, citação e análise descritiva. A técnica de pesquisa aplicada foi a análise bibliométrica. A pesquisa seguiu a mesma linha da base de dados de Barbosa Neto e Colauto (2010). Para análise, apresentação e comparação dos resultados, partiu-se, com algumas adaptações, da sugestão de pesquisa de Cunha, Santos e Beuren (2010), realizada em base internacional. Os resultados da presente pesquisa apontaram uma quantidade superior de publicações na base analisada, 30 artigos em anais de congressos e periódicos científicos nacionais, em comparação com os trabalhos desenvolvidos pelos autores Barbosa Neto e Colauto (2010) e Cunha, Santos e Beuren (2010). Observaram-se, por meio da análise de citação, autores com número de produções científicas significativas na temática da Teoria Institucional relacionada com a Contabilidade Gerencial. Por meio das análises Indegree e Outdegree foi possível identificar, respectivamente, o número de vezes que um autor é citado na base analisada e o número de vezes que o autor citado cita autores da base analisada. Os resultados da pesquisa contribuem para a formação de redes de autores que pesquisam sobre a temática, o que auxilia os pesquisadores nos seus estudos e pesquisas. A Teoria Institucional relacionada à Contabilidade Gerencial ainda é uma temática com um vasto campo a ser explorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Ramos da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Faculdade de Ciências Contábeis da UFU

Graciela Dias Coelho Jones, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)/Mackenzie

Doutoranda em Administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente do Núcleo de Contabilidade Gerencial e Finanças da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2016-03-18

Como Citar

SILVA, V. R. da; JONES, G. D. C. PRODUÇÃO CIENTÍFICA QUE RELACIONA TEORIA INSTITUCIONAL COM CONTABILIDADE GERENCIAL: ESTUDOS EM PERIÓDICOS E CONGRESSOS NACIONAIS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 15, n. 31, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/47138. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos