ANÁLISE DE INFORMAÇÕES POR SEGMENTO DAS EMPRESAS PREMIADAS PELO TROFÉU TRANSPARÊNCIA ANEFAC/FIPECAFI/SERASA 2013

Autores

  • Valeria Aparecida Alves Pinheiro FIPECAFI
  • Camila Pereira Boscov Insper-SP

Palavras-chave:

Normas contábeis internacionais. Divulgação. Informações por segmento. CPC 22.

Resumo

A partir de 2010 as companhias abertas brasileiras começaram a elaborar suas demonstrações financeiras de acordo com normas contábeis internacionais. Uma dessas novas normas, o Pronunciamento técnico CPC 22 ou IFRS 08, exige que seja elaborada uma nota explicativa com informações dos segmentos de negócio da corporação. Este trabalho tem como objetivo investigar o grau de disclosure desse relatório de segmentos nas empresas premiadas pelo Troféu Transparência 2013 Anefac/Fipecafi/Serasa. Para isso, após coleta das demonstrações contábeis no site da Anefac, do ano de 2012, efetuou-se uma análise de conteúdo das notas explicativas referentes às informações por segmento, com o objetivo de evidenciar o atendimento ou não dos requisitos de cada exigência do CPC 22, isoladamente. A amostra pesquisada contemplou as 20 empresas premiadas em 2013, porém apenas 11 delas divulgaram informações por segmento. Após análise, verificou-se um baixo nível de divulgação e concluiu-se que algumas informações são divulgadas com maior frequência ao passo que existe uma tendência em ocultar determinadas informações que podem ser tidas como estratégicas tais como o grau de dependência de clientes e os dados por regiões geográficas. Este artigo pode contribuir como um ponto de atenção para que as empresas elaborem tal nota explicativa com um maior detalhamento de informações. O relatório, sendo divulgado com todas as exigências estabelecidas pelo regulador, pode servir como um instrumento útil para que analistas obtenham dados anteriormente só conhecidos gerencialmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Aparecida Alves Pinheiro, FIPECAFI

Aluna do MBA IFRS da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - Fipecafi (Conclusão Out/2013). Formada em Ciencias Contábeis pela FAAT - Falcudades Atibaia (2001). Sócia Direto da Manassés Serviços Contábeis e Administrativos Ltda.

Camila Pereira Boscov, Insper-SP

Professora de Contabilidade Financeira do Insper-SP. É doutora (2013) e mestre (2009) em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo com pesquisa defendida na área de Contabilidade Internacional. Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2004) onde recebeu o prêmio de melhor aluna do curso. Foi professora homenageada (2013) do MBA em Banking da FGV.

Downloads

Publicado

2015-04-30

Como Citar

PINHEIRO, V. A. A.; BOSCOV, C. P. ANÁLISE DE INFORMAÇÕES POR SEGMENTO DAS EMPRESAS PREMIADAS PELO TROFÉU TRANSPARÊNCIA ANEFAC/FIPECAFI/SERASA 2013. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 15, n. 29, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/44920. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos