ESTRUTURA, AMBIENTE E INDICADORES DE GESTÃO EM EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO LOGÍSTICA DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Cristiano de Lima Faculdades Integradas Machado de Assis
  • Jair Antonio Fagundes
  • Júnior Rogério da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Alex Fabiano Bertollo Santana ULBRA - Ji-Paraná
  • Cristina Crespo Soler Profesora do PPG em contabilidad de la Universidad de Valencia - España

Palavras-chave:

Estrutura, Ambiente, Indicadores de gestão

Resumo

Tem-se como objetivo principal deste estudo analisar as variáveis contingenciais estrutura, ambiente e indicadores de gestão de uma empresa de distribuição logística, baseando-se na teoria contingencial e no balanced scorecard (BSC). Para estudar esse caso único, coletaram-se os dados através de entrevista semiestruturada, as quais foram embasadas em estudos prévios sobre a teoria contingencial e também sobre o BSC com o diretor de custos (supervisor da região sul) e o administrador da unidade. Com algumas peculiaridades, como o fato de ter apenas um cliente, os dados evidenciaram que a organização está inserida em um ambiente estável com estrutura mecânica de gestão. Em relação aos indicadores de gestão, após análise de uma lista inicial de 108 indicadores, foram selecionados 20 destes como sendo os mais indicados para a organização, de acordo com a sua estrutura e o ambiente em que se encontra inserida. Esses indicadores foram mensurados e analisados considerando os dados de 12 meses compreendidos entre janeiro e dezembro do ano de 2010. Por ocasião deste estudo, formularam-se seis proposições sobre os temas, nas quais cinco foram confirmadas e uma não foi confirmada. Respondendo essas proposições, a empresa encontra-se em um ambiente estável com uma estrutura mecânica de gestão e os indicadores de desempenho foram estabelecidos conforme as quatro perspectivas do BSC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano de Lima, Faculdades Integradas Machado de Assis

Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Internacional

Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Custos

Jair Antonio Fagundes

Doutor Europeu em Contabilidade

Júnior Rogério da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestrando em Engenharia Agrícola

Alex Fabiano Bertollo Santana, ULBRA - Ji-Paraná

Mestre em Contabilidade

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

LIMA, C. de; FAGUNDES, J. A.; SILVA, J. R. da; SANTANA, A. F. B.; SOLER, C. C. ESTRUTURA, AMBIENTE E INDICADORES DE GESTÃO EM EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO LOGÍSTICA DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 13, n. 24, p. 65–78, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/30996. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.