INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - RS

Marlene Fiorentin, Maria José Carvalho de Souza Domingues

Resumo


O estudo teve como objetivo identificar de que forma acontecem as práticas interdisciplinares no curso de graduação de Ciências Contábeis na Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de caráter exploratório, realizada por meio de entrevista, com abordagem qualitativa dos dados. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado com os coordenadores do curso de Ciências Contábeis, na referida IES do RS. Os resultados indicaram que o curso estava com baixo nível de integração, sendo caracterizado como multidisciplinar. No entanto, uma Nova Matriz Curricular Proposta, implantada no primeiro semestre de 2009, foi motivada pela busca de maior integração de disciplinas e melhoria da relação teoria e prática, tornando-se assim interdisciplinar. Dessa forma, conclui-se que a universidade de Passo Fundo está atingindo o objetivo da interdisciplinaridade, pois desenvolve atividades com a integração de disciplinas, englobando a parte prática do curso de Ciências Contábeis.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Integração de conteúdos; Educação integral

Texto completo:

PDF


 
 
.........................................................................................................................................................................................................................

Indexadores

  PROPESQ   PROPESQ    PROPESQ 

  PROPESQ  PROPESQ     PROPESQ

Spell  

 
.........................................................................................................................................................................................................................

ConTexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS - E-ISSN: 2175-8751

         UFRGS