A APLICABILIDADE DO CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL NOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE NO MUNICÍPIO DE SAPEAÇU-BA
Resumo
Com o advento da globalização, a evolução da tecnologia das informações, além do setor contábil cada vez mais competitivo, principalmente no período “pós” pandêmico de Covid-19, exige-se cada vez mais a eficiência, qualidade e postura ética do contador, tanto na esfera pública, quanto no setor privado. Portanto, a qualidade do serviço prestado pelo profissional contábil está diretamente relacionada à conduta ética e moral, obedecendo as normas do Código de Ética da categoria. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo analisar a aplicabilidade do Código de Ética do Profissional Contábil no município de Sapeaçu – BA. Com relação à sua abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, de caráter exploratório. Assim, foram aplicados questionários à 08 profissionais contábeis no ano de 2022, com 27 questões organizadas em escala Likert. Os dados obtidos foram tabulados em planilha do Microsoft Office Excel 2016, onde constatou-se que apenas 25% dos entrevistados concordaram parcialmente possuir um alto nível de conhecimento do Código de Ética do Profissional Contábil- CEPC. Por outro lado, 62,5% dos participantes concordam, parcialmente ou totalmente, em utilizar o CEPC diante dos dilemas éticos da profissão. Além disso, constatou-se que embora a maioria dos respondentes concorde que o código de conduta auxilia o profissional a manter-se no mercado de trabalho, os profissionais acreditam que o código de ética dificulta o exercício da profissão contábil devido sua burocracia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para o artigo publicado nesta revista são do autor, com direito de primeira publicação para a revista. Em virtude do artigo aparecer nesta revista de acesso público, de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Assim, o autor que tiver artigo aprovado no processo editorial autoriza a Revista Contexto a publicar a versão revisada do seu artigo. O autor que submete artigo para a Revista Contexto consente e declara que ele não foi publicado na íntegra em outro periódico e assume total responsabilidade por sua originalidade e teor, podendo incidir sobre o autor eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.