MARKETING CONTÁBIL: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ESCRITÓRIOS SITUADOS NA CIDADE DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
Escritórios de contabilidade. Serviços contábeis. Marketing. Marketing de serviços. Ferramentas de marketing.Resumo
Esta pesquisa realizou um diagnóstico inicial sobre como os escritórios de contabilidade usam as ferramentas de marketing. Trata-se de um estudo exploratório realizado no segundo semestre de 2003, que combina pesquisa empírica, para identificar aspectos relevantes da realidade atual dos escritórios de contabilidade; revisão bibliográfica; trabalho de campo, tendo como base entrevistas de profundidade com cinco escritórios situados na cidade de São Paulo; e análise de conteúdo. Verificou-se que o uso das ferramentas de marketing é embrionário no setor e, conforme apontado pela análise de experiências internacionais, pode contribuir para a imagem dos escritórios de contabilidade perante seus clientes e para o desenvolvimento de seus negócios. Um desafio para os escritórios de contabilidade é a profissionalização de seus serviços, pelo desenvolvimento de uma marca pessoal que pode se mesclar com a imagem de seus sócios, situação em que as ferramentas de marketing podem oferecer relevante contribuição. Os resultados obtidos sugerem a continuidade dos estudos, uma vez que esta pesquisa permitiu identificar assertivas que poderão ser usadas para a construção de uma escala de atitudes visando à realização de pesquisas futuras em um maior número de escritórios. Os resultados a serem obtidos com a escala poderão ser usados como subsídios para que os empresários contábeis adotem as ferramentas de marketing como uma alternativa para maior valorização de seus serviços pelo mercado e como mais um elemento de apoio ao seu negócio.Downloads
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