MARKETING CONTÁBIL: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ESCRITÓRIOS SITUADOS NA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Ivam Ricardo Peleias
  • Mauro Neves Garcia
  • Danieli Cristina Ramos Hernandes
  • Dirceu da Silva

Palavras-chave:

Escritórios de contabilidade. Serviços contábeis. Marketing. Marketing de serviços. Ferramentas de marketing.

Resumo

Esta pesquisa realizou um diagnóstico inicial sobre como os escritórios de contabilidade usam as ferramentas de marketing. Trata-se de um estudo exploratório realizado no segundo semestre de 2003, que combina pesquisa empírica, para identificar aspectos relevantes da realidade atual dos escritórios de contabilidade; revisão bibliográfica; trabalho de campo, tendo como base entrevistas de profundidade com cinco escritórios situados na cidade de São Paulo; e análise de conteúdo. Verificou-se que o uso das ferramentas de marketing é embrionário no setor e, conforme apontado pela análise de experiências internacionais, pode contribuir para a imagem dos escritórios de contabilidade perante seus clientes e para o desenvolvimento de seus negócios. Um desafio para os escritórios de contabilidade é a profissionalização de seus serviços, pelo desenvolvimento de uma marca pessoal que pode se mesclar com a imagem de seus sócios, situação em que as ferramentas de marketing podem oferecer relevante contribuição. Os resultados obtidos sugerem a continuidade dos estudos, uma vez que esta pesquisa permitiu identificar assertivas que poderão ser usadas para a construção de uma escala de atitudes visando à realização de pesquisas futuras em um maior número de escritórios. Os resultados a serem obtidos com a escala poderão ser usados como subsídios para que os empresários contábeis adotem as ferramentas de marketing como uma alternativa para maior valorização de seus serviços pelo mercado e como mais um elemento de apoio ao seu negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PELEIAS, I. R.; GARCIA, M. N.; HERNANDES, D. C. R.; SILVA, D. da. MARKETING CONTÁBIL: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ESCRITÓRIOS SITUADOS NA CIDADE DE SÃO PAULO. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 5, n. 8, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11264. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos