PRINCIPAIS CAUSAS DAS DIFERENÇAS INTERNACIONAIS NO FINANCIAL REPORTING: UMA PESQUISA EMPÍRICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE E CENTROOESTE DO BRASIL

Autores

  • Jorge Katsumi Niyama
  • Patrícia de Souza Costa
  • Ducineli Régis Botelho de Aquino

Palavras-chave:

Contabilidade internacional. Financial reporting. Instituições de ensino superior.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal identificar as principais razões para a existência de diferenças internacionais nos procedimentos utilizados para preparação e apresentação das demonstrações financeiras das empresas (financial reporting), bem como avaliar a percepção de docentes de universidades públicas no âmbito das regiões Centro-Oeste e Nordeste quanto à classificação dos sistemas contábeis brasileiros como integrante do Modelo Anglo-Saxão ou do Modelo Europeu-Continental. Os resultados da pesquisa demonstram que existem divergências entre as principais razões para a existência de diferenças internacionais nos sistemas contábeis elencadas pela literatura e as razões apontadas pelos docentes dessas universidades; e que estes consideram os sistemas contábeis brasileiros como integrantes do Modelo Europeu-Continental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

NIYAMA, J. K.; COSTA, P. de S.; AQUINO, D. R. B. de. PRINCIPAIS CAUSAS DAS DIFERENÇAS INTERNACIONAIS NO FINANCIAL REPORTING: UMA PESQUISA EMPÍRICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE E CENTROOESTE DO BRASIL. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 5, n. 8, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11260. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos