CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA CONTÁBIL FINANCEIRA NO CONTEXTO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1994 E 2007

Autores

  • Suliani Rover
  • Donizete Reina
  • Sandra Rolim Ensslin UFSC

Palavras-chave:

Capital intelectual. Ativos intangíveis. Contabilidade financeira. Produção científica.

Resumo

O Capital Intelectual (CI), também denominado Ativos Intangíveis (AI), tem sido apresentado às empresas como um novo fator competitivo que necessita ser reconhecido, mensurado e evidenciado. Contudo, sua natureza multidisciplinar requer pesquisas mais acuradas, objetivando apresentar as tendências dos estudos realizados sobre o tema. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar um mapeamento da pesquisa na área de CI no contexto brasileiro, no período de 1994 a 2007. A amostra da pesquisa consiste de 45 artigos científicos relacionados ao CI, publicados em periódicos nacionais classificados pela CAPES como A, B e C e em eventos nacionais A, da área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo bibliométrico e de um mapeamento, sendo qualitativa e utilizando dados secundários e a técnica de análise de conteúdo. Como principais resultados, pode-se destacar: no estudo bibliométrico, 49% dos trabalhos são exploratórios, 69% são estudos práticos, e os setores de telecomunicações e tecnologia são os mais investigados nos estudos; no mapeamento, o foco das pesquisas é voltado ao desempenho econômico-financeiro, ao reconhecimento e à contabilização. A categoria predominante foi a de goodwill, e os trabalhos convergem para o atendimento aos usuários externos. Conclui-se que, entre os diversos trabalhos da área de CI, há um desalinhamento das definições constitutivas encontradas nesta pesquisa, em relação aos conceitos apresentados no referencial teórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suliani Rover

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Donizete Reina

Não há resumo.

Sandra Rolim Ensslin, UFSC

Não há resumo.

Downloads

Como Citar

ROVER, S.; REINA, D.; ENSSLIN, S. R. CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA CONTÁBIL FINANCEIRA NO CONTEXTO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 1994 E 2007. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 8, n. 13, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11103. Acesso em: 16 abr. 2024.