DIVULGAÇÃO SELETIVA DE INFORMAÇÕES E AS APRESENTAÇÕES DAS COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS PARA OS ANALISTAS DO MERCADO DE CAPITAIS

Autores

  • Gloria Maria Baptistella Comerlato
  • Paulo Renato Soares Terra

Palavras-chave:

Governança corporativa. Informações relevantes. Divulgação seletiva. APIMEC. Estudo de evento.

Resumo

As apresentações das companhias abertas brasileiras aos analistas de investimentos, também conhecidas como “Reuniões da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC)”, oferecem ao mercado mais um canal de divulgação de informações sobre estas empresas. Apesar das informações apresentadas nesses encontros já terem sido divulgadas aos investidores via outros meios de comunicação, existe uma preocupação quanto à influência das informações geradas pelas discussões nessas reuniões, em termos de construção de expectativas positivas ou negativas a respeito da empresa por parte dos analistas. Dependendo da qualidade e profundidade do questionamento, essas ocasiões podem gerar informações relevantes privilegiadas aos participantes do evento. Utilizando a metodologia do estudo de evento, foi investigado o comportamento dos retornos anormais das ações de 91 empresas brasileiras que promoveram 247 apresentações na APIMEC, na cidade de São Paulo, no período de 1997 a 2001. O resultado obtido indica que, em geral, as informações geradas nesses encontros não promoveram retornos anormais significativos no período analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gloria Maria Baptistella Comerlato

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Paulo Renato Soares Terra

Não há resumo.

Downloads

Como Citar

COMERLATO, G. M. B.; TERRA, P. R. S. DIVULGAÇÃO SELETIVA DE INFORMAÇÕES E AS APRESENTAÇÕES DAS COMPANHIAS ABERTAS BRASILEIRAS PARA OS ANALISTAS DO MERCADO DE CAPITAIS. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 8, n. 13, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11098. Acesso em: 28 mar. 2024.