A revista ConTexto é uma publicação eletrônica quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Missão: Disseminar o conhecimento das áreas de Contabilidade e Controladoria, por meio de produções intelectuais de qualidade no âmbito da pós-graduação.

Objetivo: Divulgar, de forma eletrônica e gratuita, contribuições de pesquisadores das mais variadas áreas vinculadas à Contabilidade, visando premiar o leitor com trabalhos de qualidade e, ao mesmo tempo, disseminar o conhecimento.

Público-alvo: professores, pesquisadores e alunos de cursos de pós-graduação, tendo como objetivo a integração desse público e a troca de informações atuais referentes à Contabilidade e Controladoria.

Foco temático: O foco dos artigos deverá ser a Contabilidade. Os textos também poderão abordar assuntos relacionados às grandes áreas dessas disciplinas. Uma das exigências do Corpo Editorial Científico é o ineditismo desses artigos, não podendo eles, portanto, terem sido publicados em outro meio editorial.

A Revista se utiliza do sistema blind review para a avaliação dos trabalhos, sendo cada artigo avaliado por, no mínimo, dois conselheiros.

Os autores que desejem publicar seus trabalhos deverão adaptá-los às normas para publicação da Contexto.

A revista ConTexto, na avaliação Qualis/Capes Quadriênio 2017-2020, foi classificada nas seguintes áreas:

Área de avaliação

Estrato

Administração, Ciências Contábeis e Turismo

Interdisciplinar

Planejamento Urbano e Regional / Demografia

Sociologia

Os artigos submetidos à ConTexto são, primeiramente, examinados pelo Editor Responsável, que verificará se o texto tem relação com o foco da publicação e se segue as normas da revista.

O Editor Responsável poderá, nessa fase, reprovar o artigo. A seguir, o artigo é encaminhado para, no mínimo, dois avalidores ad hoc.

A Revista se utiliza do sistema blind review para a avaliação dos trabalhos, ou seja, mantém em sigilo os nomes e as instituições dos autores durante todo o processo.

Por último, o artigo é reencaminhado aos autores para que sejam realizadas as alterações e correções solicitadas.

É de responsabilidade do autor providenciar a revisão gramatical e textual do trabalho, bem como a formatação ABNT das Referências. Recomenda-se que isso seja feito antes da submissão do trabalho à avaliação.

Os artigos submetidos são avaliados pelo Conselho Editorial com base em critérios previamente estabelecidos. Para tanto, foi elaborado o seguinte instrumento de avaliação:

AVALIADOR: TÍTULO DO ARTIGO: ITENS AVALIADOS

1. Originalidade do trabalho e relevância do tema.

2. Pertinência do título.

3. Qualidade do resumo: visão geral do artigo, contendo objetivos, aspectos teóricos, procedimentos metodológicos e conclusão.

4. Qualidade da introdução do trabalho.

5. Objetivo do trabalho está claro e bem definido.

6. Qualidade do referencial teórico.

7. Consistência teórica do trabalho e contribuição.

8. Metodologia utilizada (adequação, qualidade e consistência com os objetivos).

9. Análise de dados e resultados: articulação teórica e metodológica da interpretação.

10. Clareza, pertinência e consecução dos objetivos.

11. Conclusões: fundamento, coerência e contribuições para a área de conhecimento.

12. Referências: sustentam o trabalho, são atuais e incluem trabalhos seminais, clássicos e consagrados na área.

13. O desenvolvimento do trabalho é adequado e articulado com os objetivos e com a metodologia escolhida.

14. Qualidade da redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal).

COMENTÁRIOS E SUGESTÕES

Pontos fortes do artigo.

Pontos fracos do artigo.

Sugestões para melhorias no artigo.

PARECER FINAL CONCLUSIVO

(   ) Recomendado para publicação.

(   ) Recomendado depois de realizadas as modificações sugeridas.

(   ) Não recomendado para publicação.

Obs: O nome do avaliador será mantido em sigilo.

Quadrimestral

Os artigos publicados nesta Revista são de exclusiva reponsabilidade dos autores. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos, desde que seja citada a fonte.

Avaliadores Ad hoc

Lista publicada anualmente no último número da revista ConTexto.

Sponsors

Agradecemos ao Programa de Apoio à Edição de Periódicos da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pela concretização deste trabalho.