Diretrizes curriculares nacionais do Ensino Religioso: uma proposta fundamentada na Ciência da Religião

Matheus Oliva da Costa

Resumo


A única disciplina escolar que não tem um PCN oficial pelo MEC é o Ensino Religioso (ER). Visando suprir essa lacuna é que apresentamos aqui nossa proposta de parâmetro curricular nacional de ER. Fundamentamos numa referência científico-acadêmica clara, a Ciência da Religião, que serve de referência para transposições didáticas ao ER. Apresentamos uma breve justificativa e apresentação, e em seguida apresentamos os parâmetros para o ER em forma de um quadro sistemático. Propomos que este seja uma matriz nacional para essa disciplina, podendo servir de modelo para um futuro PCN oficial, já que além de conteúdos, apresentamos também objeto de estudo, objetivo e metodologia para essa área.

Palavras-chave


Ciência da Religião, Estudo sobre religiões na escola, diretrizes nacionais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-2650.54884

Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião.

ISSN impresso: 1518-4463
ISSN online: 1982-2650

contador de visitas