Pensando conteúdos e metodologias em sala de aula: a experiência da Sociologia no Colégio de Aplicação da UFRGS

Lisandro Lucas de Lima Moura, Rodrigo Belinaso Guimarães

Resumo


A recente obrigatoriedade da disciplina de Sociologia no Ensino Médio faz com que professores(as)/ pesquisadores(as) da área das Ciências Sociais concentrem seus esforços na busca de metodologias e conteúdos programáticos para melhor qualificação das práticas pedagógicas em sala de aula. Com o intuito de contribuir para o fortalecimento da disciplina na escola, o presente trabalho apresenta nossas experiências metodológicas e temáticas da disciplina de Sociologia realizadas no Colégio de Aplicação (CAp-UFRGS). As temáticas foram selecionadas seguindo alguns princípios básicos: a relação com o ENEM, com as OCN’s, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e com a Declaração sobre a Diversidade Cultural da ONU. A partir da apresentação de uma proposta programática que articula temas, conceitos e teorias da área das Ciências Sociais, o trabalho reflete também sobre a importância do diálogo entre a Sociologia e outros campos disciplinares (interdisciplinaridade).


Palavras-chave


Sociologia no Ensino Médio; Metodologia de ensino em Sociologia; Currículo de Sociologia no Ensino Médio

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.9683