Situação de Estudo: conhecendo o câncer – um caminho para a vida

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Tatiele Walker Soardi, Maria Cristina Pansera Maria Cristina, José Cláudio Del Pino

Resumo


Resumo: O texto enfoca a produção e desenvolvimento da Situação de Estudo(SE): Conhecendo o Câncer - Um Caminho para Vida. A SE rompe com a forma linear e hierarquizada das disciplinas, parte de uma situação real, de vivência cotidiana dos estudantes e possibilita a construção dos conceitos científicos com significado para eles. Envolve um coletivo de professores em formação inicial e continuada junto a uma escola de Ensino Médio. Os episódios aqui evidenciados foram obtidos pela gravação, transcrição e análise das reuniões de planejamento e estudo e mostram como é possível transpor os limites das disciplinas num processo de permanente formação docente. As mudanças sinalizadas fundamentam-se em Freire (2004), Vigotski (2000), Morin (2002), entre outros autores do referencial histórico cultural.


Palavras-chave


Situação de estudo; interdisciplinaridade; currículo; formação docente

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.9615