VIVENDO A METEOROLOGIA PARA CONSTRUIR A CLIMATOLOGIA: Experiências Práticas no Ensino Fundamental

Maíra Suertegaray Rossato

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido no Colégio de Aplicação da UFRGS no período de março de 2005 a dezembro de 2006. O objetivo desta investigação era aplicar procedimentos pedagógicos para Ensino Fundamental, particularmente em crianças entre 12 e 14 anos que partissem da vivência cotidiana das condições meteorológicas e avaliar sua eficácia na compreensão da dinâmica climática e na construção de conceitos básicos sobre climatologia. Justifica-se pela necessidade de aplicar práticas que envolvam o cotidiano do aluno com vistas à construção do conhecimento geográfico. Desenvolveu-se através de 4 metas, partindo do manuseio e medição de dados meteorológicos, passando pela percepção das mudanças na paisagem, construção da noção do comportamento das variáveis climáticas, culminando na avaliação dos resultados desta pesquisa-ação através do acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos envolvidos. O trabalho indicou, a partir da avaliação de seus resultados, que a experiência é adequada e eficiente ao ensino desta temática. Propiciou a transformação da sala de aula em um ambiente mais dinâmico, participativo e criativo.

Palavras-chave


Ensino de Geografia, Climatologia, Meteorologia, Ensino Fundamental

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.9610