VIVENDO A METEOROLOGIA PARA CONSTRUIR A CLIMATOLOGIA: Experiências Práticas no Ensino Fundamental

Autores

  • Maíra Suertegaray Rossato Colégio de Aplicação/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.9610

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Climatologia, Meteorologia, Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido no Colégio de Aplicação da UFRGS no período de março de 2005 a dezembro de 2006. O objetivo desta investigação era aplicar procedimentos pedagógicos para Ensino Fundamental, particularmente em crianças entre 12 e 14 anos que partissem da vivência cotidiana das condições meteorológicas e avaliar sua eficácia na compreensão da dinâmica climática e na construção de conceitos básicos sobre climatologia. Justifica-se pela necessidade de aplicar práticas que envolvam o cotidiano do aluno com vistas à construção do conhecimento geográfico. Desenvolveu-se através de 4 metas, partindo do manuseio e medição de dados meteorológicos, passando pela percepção das mudanças na paisagem, construção da noção do comportamento das variáveis climáticas, culminando na avaliação dos resultados desta pesquisa-ação através do acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos envolvidos. O trabalho indicou, a partir da avaliação de seus resultados, que a experiência é adequada e eficiente ao ensino desta temática. Propiciou a transformação da sala de aula em um ambiente mais dinâmico, participativo e criativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Suertegaray Rossato, Colégio de Aplicação/UFRGS

Professora do Departamento de Humanidades do Colégio de Aplicação da UFRGS. Formada em licenciatura e bacharelado em Geografia e mestre em Geôciencias pela UFRGS.

Downloads

Publicado

27-05-2009

Como Citar

ROSSATO, M. S. VIVENDO A METEOROLOGIA PARA CONSTRUIR A CLIMATOLOGIA: Experiências Práticas no Ensino Fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/2595-4377.9610. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/9610. Acesso em: 28 mar. 2024.