Modelagem computacional no ensino de Física: favorecendo competências e concepções por parte de estudantes do Ensino Médio do CAp/UFRGS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.93476Resumo
Nas ciências naturais, modelagem pode ser entendida
como o abrangente processo de construção, validação, uso e
revisão de modelos científicos. Esses, por sua vez, podem ser
entendidos como representações simplificadas e idealizadas
de sistemas, processos e fenômenos da natureza, aceitas por
uma comunidade de cientistas. Tal processo é indispensável à
construção do conhecimento científico, como enfatizam alguns
filósofos da ciência (BUNGE, 1974; PATY, 1995; MORGAN;
MORRISON, 1999).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.