Desenvolvimento de um projeto de implementação de aulas experimentais no Colégio de Aplicação João XXIII (UFJF): implicações para o ensino, a pesquisa e a extensão.

Fernanda Bassoli, Érica Maria Nascimento Dias, Thamiris Dornelas de Araújo, Márcia Fernandes Pinheiro Hara

Resumo


O presente artigo relata o desenvolvimento de um projeto de inserção de aulas experimentais no currículo de Ciências Naturais das turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação João XXIII (UFJF). A motivação do projeto perpassa a importância da experimentação na aprendizagem de Ciências, visando potencializa as aulas experimentais anteriormente realizadas, além da possibilidade de ampliação quantitativa de tais aulas. Nesse sentido, houve a divisão das turmas para a realização de dinâmicas experimentais. Proporcionou-se, dessa forma, maior segurança no laboratório, bem como maior interação entre os estudantes e os experimentos (hands on, minds on, hearts on, social on). Verifica-se que o projeto gera resultados positivos no ensino de ciências do colégio, com o desenvolvimento de uma cultura científica, além de repercutir no campo da pesquisa e da extensão, com destaque para a formação inicial e continuada de professores.

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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.92428

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ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)

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