Um ensaio sobre o doping no esporte e a Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.92085

Resumo

A Educação Física escolar é o lugar de reflexão e reconstrução das manifestações da cultura corporal. O esporte é um dos principais conteúdos da escola, nesse sentido, o doping no esporte pode ser um dos temas para pensar o alto rendimento. Duas questões fundamentais para a Educação Física perpassam essa discussão: a ética no esporte e a saúde. Assim, o objetivo deste estudo foi descrever atores, controvérsias e problemáticas do campo do doping-antidoping que podem auxiliar na tematização do esporte na Educação Física escolar. Este estudo etnográfico, que contou com observação participante e entrevistas, seguiu os atores que fizeram parte da constituição da agência antidopagem brasileira. Os resultados mostraram que a noção de ética e de saúde perpassaram os interesses dos atores da antidopagem, sendo parte dos discursos das instituições antidopagem, fazendo, assim, com que seja alvo de debate no campo da Educação Física e da escola. 

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Biografia do Autor

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Departamento de Expressão e Movimento - DEM

Colégio de Aplicação - CAp

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Marco Paulo Stigger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

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Publicado

2020-12-30