"Daqui uns tempos é tudo informática": análise de uma experiência nos Anos Iniciais da EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.89532

Palavras-chave:

Tecnociência, Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas.

Resumo

Resumo: Esse trabalho analisa uma experiência pedagógica ocorrida numa escola pública federal, com uma turma de Anos Iniciais da Educação de Jovens e Adultos. Essa experiência surgiu a partir da necessidade que o grupo de estudantes demonstrou, de aprender mais sobre o uso de tecnologias digitais. O referencial teórico que embasa o estudo situa-se nas teorizações pós-estruturalistas. Em aulas semanais de informática foi possível introduzir os alunos ao uso do computador, com a exploração de diferentes recursos. Durante todo ano letivo, foi possível observar o crescente interesse dos alunos pelas aulas, bem como, grandes avanços em suas aprendizagens. Suas falas e a qualidade de suas produções individuais ao final do período, evidenciaram que a prática pedagógica organizada foi importante para que os alunos se sentissem incluídos no mundo atual, que é fortemente ligado à tecnociência.

 

Palavras-chave: Tecnociência; Educação de Jovens e Adultos; Práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Martins Bocasanta, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora dos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação da UFRGS, Departamento de Humanidades, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

 

Downloads

Publicado

17-04-2018

Como Citar

BOCASANTA, D. M.; WISCH, T. "Daqui uns tempos é tudo informática": análise de uma experiência nos Anos Iniciais da EJA. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, 2018. DOI: 10.22456/2595-4377.89532. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/89532. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa em Educação Básica