A construção da docência no ensino superior a partir do conceito de experiência

Victor Hugo Oliveira Nedel, Miriam Pires Corrêa de Lacerda, Andreia Mendes dos Santos

Resumo


A construção da identidade docente configura-se como importante processo para que os professores desempenhem a docência ligada aos seus alunos. Esta pesquisa buscou analisar as percepções de experiência de professores do ensino superior em instituições públicas e privadas em Porto Alegre. Para atingir os objetivos propostos, foi aplicado um questionário com a caracterização da amostra, a apresentação de afirmações na Escala Likert e uma pergunta aberta versando sobre as recomendações dos sujeitos para os jovens professores do ensino superior. Os resultados apontaram que os sujeitos manifestam indiferença quanto à afirmação de que a experiência seja um fator de relevância na formação do docente. Pode-se constatar que os sujeitos concordam que a identidade do professor se constrói na educação básica. Verifica-se que a maioria dos sujeitos acredita que um doutorado não seja uma exigência para ser um bom professor no nível superior.


Palavras-chave


Experiência; Docência; Ensino Superior.

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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.88933

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)