Pesquisa científica escolar no ensino fundamental: relatos de uma experiência

Victor Hugo Nedel Oliveira

Resumo


A pesquisa científica na escola básica constitui importante instrumento de trabalho que possibilita tanto aos estudantes, quanto aos professores, ampliar os horizontes das tarefas pedagógicas e dos processos de autonomia na construção dos conhecimentos. Este texto objetiva-se em relatar uma experiência de orientação de pesquisa científica na escola, a partir da descrição dos antecedentes das investigações, dos movimentos metodológicos das pesquisas e das conclusões obtidas com a realização das atividades. Colocam-se os alunos participantes do grupo de orientação de pesquisa não apenas na condição de sujeitos, mas na condição de sujeitos-pesquisadores, o que os coloca, também, em posição de autoria. Considera-se que a reflexão a partir da prática pedagógica constitui-se como importante agente de formação e reflexão do trabalho docente.


Palavras-chave


Pesquisa Científica; Escola básica; Relato de experiência.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.88852

Direitos autorais 2019

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)

Indexadores