Emília no País da Gramática: uma proposta de reflexão e de ensino de gramática para alunos do sexto ano escolar

Hermínia Martins Lima Silveira, Letícia Guedes Guimarães

Resumo


Este texto apresenta o relato de uma experiência de ensino de língua portuguesa vivenciada com alunos do sexto ano escolar de uma escola de tempo integral da rede federal de ensino. Objetivando trabalhar a gramática sob uma perspectiva funcionalista do ensino, realizamos uma atividade tendo por base o livro Emília no País da Gramática, de Monteiro Lobato. Por meio dela, buscamos trabalhar e ampliar, junto aos alunos, as noções de gramática, ensino e aula de português.

 


Palavras-chave


ensino de língua portuguesa; gramática; língua em uso

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Irandé. Aula de Português. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Aula de Português: parâmetros e perspectivas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2013.

LOBATO, José Bento Renato Monteiro. Emília no país na gramática. 1ªed. Porto Alegre: Editora Globo, 2008.




DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.85229