A cidade que educa: saídas de campo urbanas e suas potencialidades para o ensino de geografia

Victor Hugo Nedel Oliveira

Resumo


Este artigo trabalha a Educação Geográfica a partir das saídas de estudos e suas potencialidades para o ensino de Geografia. A cidade, que surge como cenário para as saídas de campo, não se configura apenas como agente passivo neste contexto, mas como espaço que educa através de seus objetos e ações. Demonstra-se, a partir destes entendimentos, uma proposta de saída de estudos por dois espaços da cidade de Porto Alegre – RS: o Centro Histórico e o Cemitério da Santa Casa de Misericórdia. Os conceitos vivenciados neste trabalho de campo vão além das questões de Geografia urbana, uma vez que existem diversas possibilidades conceituais e analíticas a serem exploradas nos espaços visitados, como é demonstrado no decorrer do texto. Pensar o ensino de Geografia a partir de vivências urbanas coloca o estudante como sujeito social, inserido em um contexto real de uma cidade que pulsa, vibra e se movimenta.

Palavras-chave


geografia; cidade; saída de campo; educação.

Texto completo:

PDF

Referências


ANGUITA, F.; ANCOCHEA, E. Práticas de campo: alternativas a la excursión tradicional. In: SIMPOSIO Nacional sobre Enseñanza de la Geología, Anais... Madrid: Univ. Complutense Madrid, p. 317-326, 1981.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A cidadania, o direito à cidade e a Geografia escolar: Elementos de Geografia para o estudo do Espaço Urbano. In: CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia Escolar e a Cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008, p. 81-104.

COMPIANI, M., CARNEIRO, C.D.R. Os papéis didáticos das excursões geológicas. Enseñanza de las Ciências de la Tierra, 1(2):90-98, 1993.

MORCILLO, J.G.; RODRIGO, M; CENTENO, J.D; COMPIANI, M. Caracterización de las prácticas de campo: justificación y primeros resultados de una escuesta al professorado. Ensenãnza de las Ciencias de la Tierra, Madrid, 6(3):242-248, 1998.




DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.82763