Sonho: um fenômeno intrigante

Cecília dos Santos Machado, Eduardo Klein Carmona

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de expor como dois diferentes ramos da ciência, a neurociência e a psicanálise, compreendem a manifestação dos sonhos e de descrever como os alunos e professores do Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS entendem os fenômenos relativos aos sonhos. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfico e uma pesquisa empírica através da elaboração e aplicação de um questionário online e os fenômenos relativos a eles, o qual foi respondido por 15 membros do Projeto Amora. Concluímos que os sonhos são uma manifestação do nosso inconsciente, é como se a noite ele atuasse, mostrando em forma de sonhos medos, sentimentos, memórias ou coisas que vimos ao longo de dia, além disso, inferimos que o grupo investigado possui diferentes percepções acerca dos fenômenos relacionados aos sonhos.


Palavras-chave


Ensino fundamental; sonhos; psicanálise; neurociência

Texto completo:

PDF

Referências


FREUD, S. A Interpretação dos Sonhos – Edição Comemorativa – 100 anos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Imago, 2001.

HAICK, S. Como ter um sonho lúcido?. Revista Mundo estranho. Editora Abril: São Paulo, 2015. Disponível em:

LACERDA, R. P.; DUTRA, I. M. Projetos de aprendizagem: percursos da iniciação científica no Projeto Amora. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 2, jul./dez. 2012, p.163-176.

LUCAS. A aterrorizante paralisia do sono. Mistérios do Mundo. 2015. Disponível em:

MENEGOTTO, E. M. A.; KONKIEWITZ, E. C. Sono e sonhos - Bases neurobiológicas, função na atividade cerebral e teorias interpretativas de seu conteúdo. In: KONKIEWITZ, E. C. (Org.). Tópicos de Neurociência Clínica. .Dourados: Editora da UFGD, 2010. p. 9-20.

POR QUE TEMOS PESADELOS?. Revista Mundo estranho. Editora Abril: São Paulo, 2011. Disponível em:

SILVA, E. A. da; SANCHES, J. A. R. Os sonhos como manifestação de desejos inconscientes. PSICOLOGADO (revista digital), 2011. Disponível em:

VASCONCELOS, Y. O que é sonambulismo?. Revista Mundo estranho. Editora Abril: São Paulo, 2012. Disponível em:

ZANELATO, D. O que é Déjà vu?. Revista Mundo estranho. Editora Abril: São Paulo, 2014. Disponível em:< http://mundoestranho.abril.com.br/saude/o-que-e-deja-vu>




DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.72507

Direitos autorais 2018

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)

Indexadores