Aprendizagem cooperativa na formação de professores no Ceará: experiência de formadores regionais do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio.

Autores

  • Ana Carolina Braga Secretaria de educação do Ceará - SEDUC/CE
  • Daniel Azevedo de Brito Universidade Estadual do Ceará - UECE/CE

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.68393

Palavras-chave:

relato de experiência, formação de professores, pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio

Resumo

O pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio, implantado pelo Ministério da Educação, teve como objetivo promover a valorização dos professores da rede pública de educação na etapa de ensino médio, através de formação continuada. O pacto promoveu o diálogo interinstitucional entre Ministério da Educação, secretarias estaduais, universidades, e, no caso do Ceará, com aproximadamente 1650 professores da rede estadual. A meta foi construir coletivamente uma atividade formativa com os professores no chão da escola e facilitada por seus próprios pares. No Ceará, vivenciamos a utilização da aprendizagem cooperativa como metodologia que fundamenta estudos sobre os temas geradores abordados nos cadernos propostos pelo MEC. O presente trabalho analisa a importância da aprendizagem cooperativa no processo de formação e atuação dos formadores regionais do Ceará, a partir do curso de formação de facilitadores em aprendizagem cooperativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Braga, Secretaria de educação do Ceará - SEDUC/CE

Professora de História atuando na função de coordenadora pedagógica de um centro de educação de jovens e adultos da rede básica de educação do estado do Ceará. Licenciada em História- UFC e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente  também pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Daniel Azevedo de Brito, Universidade Estadual do Ceará - UECE/CE

Professor assistente da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Licenciado em Ciências Biológicas pela UFC e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática também pela Universidade Federal do Ceará- UFC.

Referências

ANDRADE, Cristina do Nascimento. Aprendizagem Cooperativa: Estudo com alunos do 3.º CEB. Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Bragança para obtenção de Grau de Mestre em Ensino das Ciências. Bragança: instituto politécnico de Bragança, 2011.

DÍAZ-AGUADO, M. J. A Educação intercultural e aprendizagem cooperativa. Porto: Porto Editora, 2000.

DINIZ, José, A. POLAK, Ymiracy N. de S. Conversando sobre pesquisa. In: DINIZ, José, A. POLAK, Ymiracy N. de S. SANTANA, José Rogério. et. al. [autores]. Dialogando sobre metodologia científica. Fortaleza: Edições UFC, 2011.

PUJOLÀS, M. P. Algunas propuestas para organizar de forma cooperativa el aprendizaje en el aula. Zaragoza: Universidad de Vic, 2002. Disponível em: http://www.deciencias.net/convivir/1.documentacion/D.cooperativo/ACPropuetasorganizativas Pujolas 39p.pdf. Acesso em: 19 fev.2015.

SOUZA, Elizeu C. Entre a ficção e a realidade: Histórias de Vida, Escritas de si e práticas de formação. In: VASCONCELOS, José Gerardo. JUNIOR, Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos. et. al. [organizadores], Interfaces Metodológicas na História da Educação. - Fortaleza: edições UFC, 2007.

Downloads

Publicado

27-09-2017

Como Citar

BRAGA, A. C.; DE BRITO, D. A. Aprendizagem cooperativa na formação de professores no Ceará: experiência de formadores regionais do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 30, n. 1-2, 2017. DOI: 10.22456/2595-4377.68393. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/68393. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática especial