Aprendizagem cooperativa na formação de professores no Ceará: experiência de formadores regionais do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio.

Ana Carolina Braga, Daniel Azevedo de Brito

Resumo


O pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio, implantado pelo Ministério da Educação, teve como objetivo promover a valorização dos professores da rede pública de educação na etapa de ensino médio, através de formação continuada. O pacto promoveu o diálogo interinstitucional entre Ministério da Educação, secretarias estaduais, universidades, e, no caso do Ceará, com aproximadamente 1650 professores da rede estadual. A meta foi construir coletivamente uma atividade formativa com os professores no chão da escola e facilitada por seus próprios pares. No Ceará, vivenciamos a utilização da aprendizagem cooperativa como metodologia que fundamenta estudos sobre os temas geradores abordados nos cadernos propostos pelo MEC. O presente trabalho analisa a importância da aprendizagem cooperativa no processo de formação e atuação dos formadores regionais do Ceará, a partir do curso de formação de facilitadores em aprendizagem cooperativa. 


Palavras-chave


relato de experiência; formação de professores; pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.68393

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)