Formação e desenvolvimento profissional de professores: elementos norteadores da ação docente na perspectiva crítico-reflexiva

Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Silvia Maria Nóbrega Therrien, Cicera Sineide Dantas Rodrigues, Giovana Maria Belém Falcao

Resumo


Este estudo busca realçar a importância de uma formação docente que contemple o desenvolvimento do pensamento reflexivo do professor, em nível crítico, de forma a destacá-lo como um elemento essencial à prática docente, pois defende a  ideia de que a reflexão pode favorecer novos modos de atuação do professor no processo de formação contínua, uma vez que ela orienta a ação docente quanto à  exigência que há no trajeto da profissão para o desenvolvimento de habilidades, tanto de cunho teórico quanto prático. Como referencial teórico principal, o presente estudo traz proposições de Dewey (1959), Schön (2000), Freire (2011) e Nóvoa (2007; 2009) nos pormenores da formação docente e do desenvolvimento profissional, discutindo, para tal, a relevância dos estudos da reflexividade.


Palavras-chave


reflexão; pensamento reflexivo; formação docente; desenvolvimento profissional

Texto completo:

PDF

Referências


CONTRERAS, José. Autonomia de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

DEWEY, Jonh. Como pensamos – como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Tradução Haydée de Camargo Campos. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1959.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

IMBERNÓN, Francesc. El desarrollo professional del professorado de primaria. XXI: Revista de Educación, Huelva, v. 1, p. 59-68, 1999.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

______. A formação de Professores: centro de atenção e pedra-de-toque. In: NÓVOA, António (Org): Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote Editora, 2007, p. 51-76.

NÓVOA, António. O regresso dos professores. In: CONFERÊNCIA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES PARA A QUALIDADE E PARA A EQUIDADE DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA, 2007, Lisboa.

Conferência Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da Aprendizagem ao longo da Vida- Comunicações. Lisboa: Ministério da Educação - Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação, 2007. p. 21-28. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2016.

______. Professores, imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.




DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.63951