A reestruturação no ensino médio: uma proposta a ser contemplada

Isis Saraiva Pinto, Jose Claudio Del Pino

Resumo


A pesquisa a ser apresentada na proposta deste trabalho tem por objetivo analisar como a comunidade escolar – Direção, Coordenação e Professores– está sendo preparada para a reforma educacional no Ensino Médio com seu propósito no Ensino Médio Politécnico (EMP), em construção desde o ano de 2011, no Estado do Rio Grande do Sul, cujo propósito está a preparação, de forma indireta, para o ENEM, como alguma das suas proposições ao término do curso. Seu desenvolvimento está sendo executado em algumas Instituições de Ensino pertencentes a 18ª Coordenadoria Regional do Estado (CRE), as quais foram escolhidas por suas localizações geográficas no município de Rio Grande e São José do Norte, devido ao número de professores de Química que lecionam em cada escola e à quantidade de turmas por série do EMP.


Palavras-chave


reestruturação; politecnia; ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


ADAMATTI, Diana Francisca et al. Experiências de Inclusão Digital em Escolas Municipais em Rio Grande. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2013.

ÁLVAREZ-URÍA, Fernando. Microfísica da escola. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 2, jul./dez. 1996.

ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Loyola, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: DF, 2002.

CARLOS, Jairo Gonçalves; ZIMMERMANN, Erika. Análise da concepção interdisciplinaridade nos documentos oficiais. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2012.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

GOODSON, Ivor. A crise da mudança curricular: algumas advertências sobre iniciativas de reestruturação. In: SILVA, Luiz Heron da (org.). Século XXI – Qual conhecimento? Qual currículo? Petrópolis: Vozes, 1999, p.109-126.

LOPES, Alice Casimiro. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Submissão ao Mundo Produtivo: O Caso do Conceito de Contextualização. Educação Social, vol. 23, n.80, p. 386-400, set. 2002.

LOPES, Alice Casimiro. Currículo e epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2007.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

POZO, Juan Ignacio. O que devemos saber e pensar sobre o que sabem e pensam nossos alunos. Revista Pátio, n.49, p.12-15, fev/abril 2009.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Regimento referência das Escolas de Ensino Médio Politécnico da Rede Estadual. Porto Alegre, 2012

SILVEIRA, Everaldo; MIOLA, Rudnei José. Professor-Pesquisador em Educação Matemática. Curitiba: IBPEX, 2007.




DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.50622