Repensando a aula de Literatura no Ensino Médio: a interação texto-leitor como centro

Taciana Zanolla, Flávia Brocchetto Ramos

Resumo


Este artigo defende uma abordagem da Literatura no Ensino Médio diversa da perspectiva histórica geralmente conferida à disciplina, que se encontra refletida na organização da maior parte dos manuais didáticos utilizados nas salas de aula do país. Propõe-se um trabalho voltado para a interação do aluno com o texto, no qual a seleção de obras que dialoguem com o horizonte de expectativas do leitor e a análise literária dessas obras permitem ao educando construir sentidos para o texto a partir de suas vivências. Os resultados observados em prática de ensino realizada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, a partir de textos de Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira, indicam que essa proposta possibilita a aproximação entre o adolescente e o texto literário, a significação dos textos e a instrumentalização dos alunos para a leitura.

Palavras-chave


Ensino Médio; Literatura; ensino; leitura.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.4806

Direitos autorais 2008

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN 0103-6041
ISSN 2595-4377 (online)


Indexadores

Apoio e fomento