O método científico como ferramenta de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental

Autores

  • Cristina Claumann Freygang Prefeitura Municipal de Canoas

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.44389

Palavras-chave:

método científico, experimentação, ciências,

Resumo

A atividade foi realizada no período de 2012 a 2013 com alunos das séries finais da EMEF João Paulo I, Canoas/RS. O trabalho foi desenvolvido durante as aulas e também com um grupo de cerca de 20 alunos voluntários de diferentes séries/anos em reuniões quinzenais de 45 minutos em turno inverso. Para atingir os objetivos, o projeto desenvolveu-se em várias etapas, aumentando-se progressivamente o nível de autonomia dado aos alunos. Durante esse período, pôde-se notar uma mudança desses, não apenas com relação à curiosidade, mas com a forma como passaram a relacionar-se com experimentação, tornando-se mais ativos, organizados e questionadores, mas também na postura em sala de aula, com alguns deles passando de alunos-problema para alunos mais atentos e comprometidos com trabalhos e estudos. A desvantagem de trabalhar desta forma é que o grupo de alunos atendidos de forma mais individualizada no turno inverso é pequeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Claumann Freygang, Prefeitura Municipal de Canoas

Professora de Ciências da Prefeitura Municipal de Canoas, Doutora em Ciências - área de Genética e Biologia Molecular pela UFRGS

Downloads

Publicado

22-04-2013

Como Citar

CLAUMANN FREYGANG, C. O método científico como ferramenta de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 26, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/2595-4377.44389. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/44389. Acesso em: 28 mar. 2024.