Contextualizando a autoimagem e a autoestima na realidade docente
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.43921Palavras-chave:
Autoestima, Autoimagem, Docentes, Educação básica.Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar níveis de autoimagem e autoestima de docentes que atuam em educação básica. A pesquisa quantitativa utilizou para a coleta de dados o Questionário de Autoimagem e Autoestima adaptado por Stobäus (1983) daquele elaborado por Steglich, em 1978. Participaram da pesquisa 25 docentes, com idades entre 26 e 58 anos, de uma escola tradicional de Porto Alegre, de ensino privado, que atuam três níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio). Os dados foram analisados e trabalhados através de estatística descritiva. Analisando as pontuações dos questionários respondidos pelos docentes, havia a possibilidade de a pontuação variar de no mínimo 50 pontos e no máximo 250 pontos, verificou-se uma média de 194,04 pontos, evidenciando uma tendência a níveis positivos de autoimagem e autoestima, existindo outras necessidades a serem satisfeitas, para chegarem a uma autorrealização.
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