Medindo a altura da escola com trigonometria e teodolitos

Giselle Anna Oliveira Silva, Samantha da Silva Vargas, Verônica Ferreira dos Santos, Josivaldo Gonçalves dos Santos, Kelling Cabral Souto, Denise Leal de Castro, Karla Gomes de Alencar Pinto, Vitor Luiz Bastos de Jesus

Resumo


Neste trabalho será apresentada a experiência vivenciada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFRJ, na aplicação da atividade “Medindo com o Auxilio do Teodolito”. Ela consistiu de uma prática em que os alunos puderam medir a altura do prédio da escola, utilizando um teodolito confeccionado com materiais de baixo custo. O experimento carrega o objetivo de mostrar aos estudantes uma aplicação da Trigonometria no cotidiano, utilizando a relação trigonométrica tangente para medir uma distância inacessível com instrumentos de medida convencionais, levando aos alunos a uma aula mais dinâmica. Durante esta experiência foram aplicados dois testes que puderam verificar quantitativamente a contribuição da atividade, que foi considerada satisfatória ao final do experimento, pois atingiu o seu objetivo de contribuir de forma significante para o aprendizado dos alunos sobre as relações trigonométricas, em especial a tangente. Além de ter possibilitado a detecção de algumas outras dificuldades em matemática apresentadas pelos alunos.


Palavras-chave


Trigonometria no triângulo retângulo; Teodolito; Ensino de Matemática; Altura da Escola

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.43901