O exercício teatral da máscara neutra com alunos do Ensino Médio do CAp/UFRJ

MASSUEL DOS REIS BERNARDI

Resumo


Desde 2011, a presente pesquisa se desenvolve dentro do Projeto Fazendo Gênero do Setor Curricular de Artes Cênicas do CAp/UFRJ e ocupa-se da aplicação e da análise de exercícios utilizando a Máscara Neutra como referência para uma reflexão sobre o corpo do aluno em cena. Baseia-se fundamentalmente na pedagogia de ator estabelecida por Jacques Lecoq passando por outros conceitos afins, tais como "presença", "estado neutro", "corpo dilatado" e "pré-expressividade”. Acredita-se que com esta experiência seja possível ao aluno de ensino médio compreender melhor a ideia do corpo como veículo de expressão cênica. Além disso observa-se que neste processo o adolescente muitas vezes depara-se com aspectos singulares e inusitados de si mesmo , o que pode refletir no percurso de construção de sua identidade.

Palavras-chave


MÁSCARA NEUTRA; TEATRALIDADE; CORPOREIDADE

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.43887