Andaimento: estratégia de aprendizado vivenciada em aulas de Línguas Estrangeiras

Autores

  • Gerônimo Loss Bergmann Colégio de Aplicação da UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.41266

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, mediação, língua estrangeira, linguagem.

Resumo

Estudo qualitativo que aborda a aprendizagem e o ensino da língua inglesa como Língua Estrangeira em uma escola pública regular de Ensino Médio em Porto Alegre. Entrevistas filmadas e análises interpretativas de dados coletados durante as aulas foram utilizadas como instrumentos metodológicos de pesquisa. O principal objetivo é a aprendizagem colaborativa dos alunos, isto é, durante as aulas eles atuam como mediadores de seus próprios aprendizados por meio de tarefas, tendo como base o andaimento, termo cunhado por Wood, Bruner e Ross (1976). Esta estratégia de aprendizado provém da teoria sociocultural iniciada por Vygotsky, filósofo bielorrusso e importante fonte teórica nesta pesquisa. Os resultados foram obtidos num período de três anos nessa escola pública regular que visa, além de um ensino de boa qualidade, a inserção do aluno em ambientes diferenciados que promovam aprendizagem.

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Publicado

22-04-2013

Como Citar

BERGMANN, G. L. Andaimento: estratégia de aprendizado vivenciada em aulas de Línguas Estrangeiras. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 26, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/2595-4377.41266. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/41266. Acesso em: 28 mar. 2024.