Andaimento: estratégia de aprendizado vivenciada em aulas de Línguas Estrangeiras
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.41266Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, mediação, língua estrangeira, linguagem.Resumo
Estudo qualitativo que aborda a aprendizagem e o ensino da língua inglesa como Língua Estrangeira em uma escola pública regular de Ensino Médio em Porto Alegre. Entrevistas filmadas e análises interpretativas de dados coletados durante as aulas foram utilizadas como instrumentos metodológicos de pesquisa. O principal objetivo é a aprendizagem colaborativa dos alunos, isto é, durante as aulas eles atuam como mediadores de seus próprios aprendizados por meio de tarefas, tendo como base o andaimento, termo cunhado por Wood, Bruner e Ross (1976). Esta estratégia de aprendizado provém da teoria sociocultural iniciada por Vygotsky, filósofo bielorrusso e importante fonte teórica nesta pesquisa. Os resultados foram obtidos num período de três anos nessa escola pública regular que visa, além de um ensino de boa qualidade, a inserção do aluno em ambientes diferenciados que promovam aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.