Andaimento: estratégia de aprendizado vivenciada em aulas de Línguas Estrangeiras

Gerônimo Loss Bergmann

Resumo


Estudo qualitativo que aborda a aprendizagem e o ensino da língua inglesa como Língua Estrangeira em uma escola pública regular de Ensino Médio em Porto Alegre. Entrevistas filmadas e análises interpretativas de dados coletados durante as aulas foram utilizadas como instrumentos metodológicos de pesquisa. O principal objetivo é a aprendizagem colaborativa dos alunos, isto é, durante as aulas eles atuam como mediadores de seus próprios aprendizados por meio de tarefas, tendo como base o andaimento, termo cunhado por Wood, Bruner e Ross (1976). Esta estratégia de aprendizado provém da teoria sociocultural iniciada por Vygotsky, filósofo bielorrusso e importante fonte teórica nesta pesquisa. Os resultados foram obtidos num período de três anos nessa escola pública regular que visa, além de um ensino de boa qualidade, a inserção do aluno em ambientes diferenciados que promovam aprendizagem.


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem; mediação; língua estrangeira; linguagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.41266