Desafios do trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos: vivências da prática de ensino em Ciências Biológicas

Evelin Christine Fonseca de Souza, Gil Cardoso Costa, Camilo José Ugarte Bornstein

Resumo


A Educação de Jovens e Adultos tem como uma de suas principais características a heterogeneidade de seu alunado, o que traz desafios únicos para o trabalho docente. Durante prática de ensino em um colégio público estadual no município do Rio de Janeiro, acompanhamos as aulas de Biologia das turmas de primeiro e terceiro anos do ensino médio em ambos os semestres de 2011 nessa modalidade de ensino. Identificamos desafios – categorizados em linguístico, sociocultural, de atenção, continuidade e motivacional – que a professora, os alunos e nós, licenciandos, vivenciamos. Esses desafios são analisados reflexivamente e ilustrados com relatos baseados em experiências vividas durante a prática de ensino.


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Prática de Ensino; Biologia; Relato de experiência

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.41178