Pareceres descritivos no Projeto Amora do Colégio de Aplicação - UFRGS: o que estudantes e pais têm a dizer?

Bruna Castilhos, Rosane Nunes Garcia, Stela Maris Vaucher Farias, Rosália Procasko Lacerda

Resumo


Para alguns autores, o parecer descritivo é a forma de registro de avaliação mais qualificada para descrever os processos de aprendizagem dos estudantes. No entanto, outros afirmam que, assim, podem ser produzidos relatos subjetivos e sem significado. Os objetivos deste trabalho foram: verificar os níveis de compreensão que pais e estudantes possuem a respeito do parecer elaborado pelos professores da referida instituição de ensino; a aceitação do conteúdo do parecer no que diz respeito aos aspectos atitudinais, procedimentais e de desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Foram utilizadas análises qualitativas nos questionários realizados e análises quantitativas dos pareceres. Os resultados mostraram que o parecer tem grande aceitação por parte de pais e de estudantes, que as observações cognitivas, atitudinais e procedimentais são abordadas em equilíbrio e que os responsáveis pelos estudantes parecem se deter mais nos aspectos cognitivos e atitudinais do parecer.


Palavras-chave


Parecer descritivo; Avaliação; Projeto Amora; Ensino Fundamental.

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DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.39554