Para repensar a região: uma proposta de ensino integrado de Geografia e História

Jocelito Zalla, Maíra Suertegaray Rossato

Resumo


Frente à atualidade do debate sobre identidades nacionais e regionais, propomos, neste trabalho, a análise de uma ação de ensino integrada de Geografia e História, realizada no CAp-UFRGS, que pretendeu traduzir em novas estratégias e abordagens didáticas os conhecimentos acadêmicos sobre a construção da ideia de região e da figura do gaúcho tradicional no Rio Grande do Sul. Para tanto, também tecemos um breve balanço do desenvolvimento teórico do conceito de região nos meios especializados e um rápido histórico da produção do mito do gaúcho pampiano no estado. Os resultados da ação mostram ser possível utilizar a temática para construir com os estudantes conceitos interdisciplinares (como fronteira, nação, região, estereótipo), desnaturalizando na sala de aula uma identidade que se apresenta como fixa e essencialista e fomentando a tolerância e o respeito à diversidade cultural.


Palavras-chave


região; identidade; educação; Geografia; História

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.37238