Formação continuada de professores para desenvolver uma estratégia de monitoria na área de ciências no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.34682Palavras-chave:
Ensino fundamental, Formação de professores, estratégia de monitoria em ciências, assessoramento onlineResumo
Resumo: Esta pesquisa foi baseada em reflexões sobre a prática em uma integração com assessoramento online-projeto-pesquisa na formação continuada de professores para desenvolvimento de uma estratégia de monitoria em ciências nas séries iniciais. Defende-se o foco na formação de professores: inicialmente, por meio do curso de como executar o projeto e por meio de atividades de visitação e assessoramento online. O princípio desse trabalho é a formação pela reflexão sobre a estratégia pedagógica de monitoria, por meio de dados empíricos das transcrições de vídeos, fotos enviados pelos professores e por meio de questionários. Nesta atividade de reflexão conjunta com o professor, estabelece-se um trabalho de cooperação na construção de recursos na estratégia de monitoria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.