Formação continuada de professores para desenvolver uma estratégia de monitoria na área de ciências no ensino fundamental

Patrícia da Silva Cavalheiro, Clovis Milton Duval Wanmacher, José Claudio Del Pino

Resumo


Resumo: Esta pesquisa foi baseada em reflexões sobre a prática em uma integração com assessoramento online-projeto-pesquisa na formação continuada de professores para desenvolvimento de uma estratégia de monitoria em ciências nas séries iniciais. Defende-se o foco na formação de professores: inicialmente, por meio do curso de como executar o projeto e por meio de atividades de visitação e assessoramento online.  O princípio desse trabalho é a formação pela reflexão sobre a estratégia pedagógica de monitoria, por meio de dados empíricos das transcrições de vídeos, fotos enviados pelos professores e por meio de questionários.  Nesta atividade de reflexão conjunta com o professor, estabelece-se um trabalho de cooperação na construção de recursos na estratégia de monitoria.

 


Palavras-chave


Ensino fundamental; Formação de professores; estratégia de monitoria em ciências; assessoramento online

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.34682