Oficinas interdisciplinares: uma proposta para a construção de valores e conhecimentos sobre o morro Santana, Porto Alegre, RS.

Autores

  • Taís Cristine Ernst Frizzo Colégio de Aplicação - UFRGS
  • Stela Maris Vaucher Farias Colégio de Aplicação - UFRGS
  • Diamar Ruoso Escola Municipal de Ensino Fundamental luiz Loeser
  • Cláudia Renata Pereira de Campos Escola Neo-Humanista de Ensino Fundamental Ananda Marga

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.34672

Palavras-chave:

Educação Ambiental, interdisciplinaridade, morro Santana

Resumo

Este artigo traz a experiência de intercâmbio entre uma ação de extensão e o contexto curricular do Projeto Amora do Colégio de Aplicação/UFRGS, realizada no primeiro semestre de 2009. Os objetivos foram: valorizar o morro Santana como local para vivenciar a natureza, inserir a Educação Ambiental na educação formal e construir conhecimentos de Ciências, Educação Física, História e Geografia. Foram realizadas diferentes atividades interdisciplinares envolvendo alunos e professores. Concluiu-se que, quando as atividades são estruturadas, na escola, por meio de uma abordagem interdisciplinar e de práticas de Educação Ambiental, colaboram para a construção de conceitos que são comuns às áreas do conhecimento e ampliam a compreensão dos conteúdos e das habilidades específicas de cada área, enriquecendo as aulas e formando valores ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Cristine Ernst Frizzo, Colégio de Aplicação - UFRGS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professora efetiva do Departamento de Ciências Exatas e da Natureza, Colégio de Aplicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua principalmente nas áreas de Ensino de Ciências e de Educação Ambiental.

 

 

 

Stela Maris Vaucher Farias, Colégio de Aplicação - UFRGS

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Tem experiência nas redes privada e pública de ensino como professora e supervisora. Atualmente é professora de Educação Física do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvendo atividades docentes nas turmas do Projeto Amora (quintas e sextas séries). Na referida instituição, participa de diferentes contextos de investigação que estão em andamento e coordena a pesquisa intitulada: Processos de Tomada de Consciência e Reflexões a respeito de "valores"em Jogos de Regras de caráter coletivo da Educação Física.

Diamar Ruoso, Escola Municipal de Ensino Fundamental luiz Loeser

Professora graduada em Estudos sociais-Licenciatura Plena-Habilitação Geografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2004 e Mestre em geografia pela Universidade Federal de Santa Maria em 2007. Atualmente trabalha no ensino da Geografia pelo município de Nova petrópolis, mas já atuou em outras redes de ensino municipal em Sobradinho e Passa Sete, rede estadual em Santa Cruz do Sul e Charqueadas e rede federal em Porto Alegre no Colégio de Aplicação da universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cláudia Renata Pereira de Campos, Escola Neo-Humanista de Ensino Fundamental Ananda Marga

Licenciada e bacharel  História, mestre em história, especialista em historia Africana e afro-brasileira. Professora substituta de 2009 a 2011 do CAp/UFRGS, atualmente professora de Historia da escola Neo-humanista Ananda Marga.

Downloads

Publicado

14-05-2012

Como Citar

FRIZZO, T. C. E.; FARIAS, S. M. V.; RUOSO, D.; DE CAMPOS, C. R. P. Oficinas interdisciplinares: uma proposta para a construção de valores e conhecimentos sobre o morro Santana, Porto Alegre, RS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 25, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/2595-4377.34672. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/34672. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Temática especial